Optimus Stockholm Android

 

A Optimus continua a apostar nos telemóveis de marca própria e desta vez foi o Stockholm que nos chegou às mãos para ser analisado.

 

O objectivo da mais recente criação da Optimus é levar os smartphones Android com touchscreen capacitivo às massas. O preço, a roçar os 100 euros, é um dos pontos mais fortes do Stockholm. Ao mesmo tempo é a sua grande limitação.

O ecrã de 2,8 polegadas é pequeno para um smartphone, mas não impede que se utilizem todas as nossas apps favoritas. Sendo um ecrã capacitivo, a sua utilização é bastante mais agradável do que é habitual com equipamentos touch de gama baixa.

A vantagem deste tamanho reduzido é que se torna muito mais prático levar o Stockholm no bolso do que um iPhone, por exemplo. Além disso, como é relativamente barato, dispensa capas protectoras, películas anti-riscos e todos esses cuidados que é obrigatório ter com equipamentos muito caros.

O Stockholm vem equipado com o sistema operativo Google Android 2.2.2 (Froyo). Inclui ainda uma câmara de 3.2 megapixéis, GPS, bússola e rádio.

 

Um mundo de aplicações

 

As aplicações mais habituais já estão instaladas no smartphone. Google Maps, Google Talk, Gmail, MB Phone, Optimus Wizi,Facebook e YouTube são algumas das mais populares.

O mercado de aplicações Android oferece milhares de apps que podemos descarregar para o Stockholm. Angry Birds, WhatsApp, Foursquare, Twitter e tantas outras…

Embora o Optimus Stockholm não seja o melhor dispositivo para tirar o máximo partido de todas estas aplicações, devido às limitações do ecrã e do processador, a verdade é que é uma porta de entrada que não pesa na carteira e dá acesso a todo este mundo.

O outro nome deste telemóvel poderia ser “O meu primeiro Android”.

Se o Optimus Stockholm vos faz lembrar o Vodafone 858, não é por acaso. Ambos são produzidos pela Huawei e a base é exactamente igual. No entanto, os acabamentos da versão que a Optimus criou são de qualidade ligeiramente superior.

Conclusão

 

Este não é um smartphone para fazer qualquer tipo de concorrência aos modelos que custam duas, três ou mesmo sete vezes o seu preço. No entanto, como proposta “low cost”, é muito satisfatório e mais atraente que o seu irmão da Vodafone.

 

O Optimus Stockholm já está disponível nas lojas Optimus, por €99,90.


11 comments